B de BBBoninho

Publicado: 31/03/2010 em Uncategorized

Abrindo uma exceção, deixo de postar sobre tecnologias, novas tendências do mercado e inovações apenas uma vez, para destacar o fato do que não é saber tocar seu próprio negócio.

Diversas vezes tive minhas dúvidas sobre o reality show Big Brother Brasil. Já ouvi tantas críticas: que tudo lá dentro é manipulado, que os participantes recebem roteiros do que fazer em certas horas, que as provas pela liderança possuem artifícios para colaborar certos brothers a vencerem, etc.

Até chegar a hora em que resolvi deixar de lado a preocupação com o que os outros pensam sobre o BBB e acompanhar o programa comprando o Pay Per View. Perdi as contas de quantas vezes rolava uma conversa entre os participantes e, de repente, o áudio era cortado, ficavam todos mudos com expressões de assustados e surpresos. Infelizmente (ou felizmente) nunca flagrei uma gafe da Rede Globo em que era possível ouvir os comentários e broncas ditos pelos microfones da casa. Mas uma prova que concretiza tal atitude da produção é o exemplo da edição 9 que vazou no You Tube, onde Boninho (diretor do programa) foi completamente grosseiro e estúpido com a participante Ana Carolina.

Sabendo ou não desse tipo de manipulação e covardia, muitas pessoas criticam a perda de tempo ao assistir Big Brother – dizem que tudo não passa de muita palhaçada e que é coisa de gente que não tem o que fazer. De certo, 80% desses que “metem o pau”, se escondem atrás de suas críticas e ligam a TV depois da novela das 9h para quê?

O problema está com aqueles que interagem, que assistem e que gostam. Muito mais que isso, o problema vai para os que se envolvem e acreditam que aquilo tudo é verdadeiro. Claro que o apresentador Pedro Bial, o cartunista Mauricío Ricardo, entre outros envolvidos na realização do programa, recebem ordens e também deixam transparecer seu preferido (ou odiado), seja lá o que for. Mas o comando vem lá de cima, já que Boninho se considera Deus.

“Gente, o esporro do alicate foi um tranquilo. Teve um que ele falou que ele era Deus e se quem fosse rezar, que rezasse para ele”, confessou a Ex BBB9 Ana Carolina Madeira.

Realmente… É muito fácil atingir um enorme sucesso com nove edições de um reality show e na décima, “chutar o pau da barraca” tomando próprias decisões, mudando provas e regras de acordo com o que acha de cada participante e ainda mais, ser “ingênuo” ao ponto de publicar isso tudo em seu Twitter.

No início da décima edição do programa, Boninho colocou em sua página (com outras palavras) que a Fernanda já era um caso perdido, estava “morta” dentro da casa, não conseguia se desligar do namorado e que sua torcida não era para ela.

Segundo Ana Carolina, num desabafo em seu Twitter,  as participantes “preferidas” de Boninho, recebem dicas. Ou seja, depois do caso em que uma das seguidoras de Boninho no microblog escreveu “podiam dar um toque da Fê, ela está se perdendo por causa do Marco [namorado]”, a resposta do diretor foi “vendo a Fê antes e hoje não tem salvação. Tá querendo pegar o riquinho de SJC [São José dos Campos]… Esqueceu do ‘BBB'”.

Engraçado não? Pouco tempo depois desse ocorrido, a Fernanda se transformou em outra pessoa, e ontem mesmo ganhou o segundo lugar no prêmio final. Se fosse uma brincadeira de marionetes, onde o dono dos bonequinhos fizesse o que bem entendesse, é uma coisa. Mas outra, é tratar pessoas como objetos, enfiar meia duzia delas num quarto branco, sem banho, sem lazer, sem conforto, quase numa camisa de forças, desestruturando o físico e o emocional.

(quando é pedido apoio de alguém que deve transmitir segurança, ou talvez da psicóloga do programa, é assim que se dá o tratamento)

Tirando as provas em que o próprio diretor manipula e escolhe quem ganha, todas as outras são desumanas. Ficar como ratos girando num rolo e passando frio debaixo de constantes cascatas de água, ou numa posição aflitiva dentro de uma mini casinha com mais dois companheiros, vestir roupa de sapo (como a própria Fernanda e o brother Michel tiveram que fazer) durante dias com os trajes molhados e desconfortáveis, são POUCOS os exemplos do que se é feito com as pessoas lá dentro.

(participante foi apenas CONFERIR se estava certa a urna usada para sortear outra sistes e leva uma tremenda bronca)

E quando não tem mais o que criticar, o diretor escreve sobre Angélica, a Morango do BBB10: “Ela passou da conta para a avaliação do povão, uma pena, ela era uma das minhas apostas para a final. Espero que a galera que detonou ela no jogo agora tenha o maior carinho. Ela foi forte, decidida e jogou com suas emoções” completou em seu perfil no Twitter. *Detalhe em como ele se refere aos telespectadores de seu programa.

Ana Carolina continua, e dispara contra Boninho: “Tudo aquilo é uma brincadeira, onde quem brinca é o Big Boss (Boninho). Quem vê só a edição não tem a mínima noção do que se passa lá dentro, e quem vê o PPV tem um pouco de noção. Mas não sabe da missa a metade. Algumas pessoas no BBB tiveram dicas do Big Boss. A Fernanda disse que ele falou pra ela se soltar nas festas e tal. No meu, (ele) falava (para a preferida) falar mais na mãe e na família. Mas só a preferida sabe, os outros na casa nem sonham que isso existe. Aí é natural eu me sentir uma idiota, porque eu confiava na lisura do programa”.

Quando costumamos comandar certa coisa, a última incoveniência é dar palpites e falar o que pensamos. Mas para Boninho, “Dourado corre o grande risco de ‘morrer na praia’. Por ser agressivo Dourado pode se “queimar” com as próprias palavras”. Já que foi este o brother vencedor da décima edição, o diretor muda de idéia e diz: “Dourado foi o ‘maior jogador’ porque soube tirar proveito da rejeição que sofreu, inicialmente, dentro da casa. Nem bom dia diziam para ele”.

Essa não é a única opinião que critica Boninho como manipulador, imoral e sujo. Veja UM exemplo do que pensam a respeito do diretor.

Fontes:

http://www.meionorte.com/noticias

http://tvcontacto.wordpress.com/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/

http://br.answers.yahoo.com/question/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s