Quer combater o Alzheimer? Use seu celular!

Publicado: 10/01/2010 em Uncategorized

Imagine uma pessoa falando no celular por duas horas, todos os dias, durante nove meses. Foi uma situação equivalente a essa que os pesquisadores criaram com testes em ratos de laboratório.

Uma pesquisa divulgada por cientistas americanos indica que o uso de celular poderá – no futuro – ajudar no combate ao mal de Alzheimer, uma forma de demência.


Os testes foram feitos com ratos de laboratório, em que um grupo foi modificado geneticamente para desenvolver, no cérebro, placas da proteína beta-amilóide, apontada como a principal causadora da doença de Alzheimer. O outro grupo era de ratos saudáveis.


Antes da pesquisa, todos passaram por exames de memória: tinham que decorar o caminho de um labirinto. As gaiolas com os ratos foram dispostas em volta de uma antena que transmitia ondas eletromagnéticas, as mesmas geradas pelo telefone celular.


Com a exposição às ondas eletromagnéticas, os ratos que tinham as placas da proteína causadora do Alzheimer, mas que ainda não tinham desenvolvido a doença, não perderam a memória. E os que já mostravam sintomas de demência, se recuperaram.


O estudo não foi feito com humanos, mas os cientistas ficaram muito empolgados com o que descobriram. Para eles, o desafio agora é determinar os níveis exatos de ondas eletromagnéticas que poderiam acabar com as placas da proteína causadora do Alzheimer nas pessoas.


Nos ratos, os resultados surgiram depois de meses de pesquisa, sugerindo que efeitos semelhantes em humanos levariam anos para aparecer.


Fontes:

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1437455-10406,00-USO+DE+CELULAR+PODE+AJUDAR+A+COMBATER+O+ALZHEIMER.html


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s