Facebook e Twitter: úteis para criminosos

Publicado: 17/09/2009 em Uncategorized

Target and holes

Em Sydney, no dia 28 de agosto de 2009, foi descoberto que redes sociais como Facebook e Twitter, tornaram-se fontes de informações para criminosos encontrarem suas vítimas.

Target

 

Segundo uma seguradora, usuários de tais redes – seja pela chegada de um feriado, compra de um aparelho novo com alta tecnologia ou qualquer outro comentário pessoal que dê abertura para exposição íntima – podem não apenas estar contando aos amigos, mas também a potenciais assaltantes.


Danger

Uma pesquisa realizada com 2.092 usuários de mídia social, feita pela empresa britânica Legal & General, descobriu que quase 4 a cada 10 pessoas que utilizam sites de rede social, publicam detalhes de planos para o feriado, e 33% divulga informações sobre um final de semana fora de casa.


“Juntamente com a descoberta de que uma proporção alarmante de usuários está preparada para ser alvo de pessoas que na verdade não conhecem, isso apresenta um sério risco à segurança da casa e dos pertences do indivíduo”, afirma a seguradora.

Hole on the wall

Num relatório intitulado como “O Criminoso Digital”, a Legal & General informa que as pessoas utilizam esse tipo de sites para se conectar com outros usuários essencialmente desconhecidos – o que pode fornecer informação vital para criminosos.


Lock

Para testar quão rapidamente as pessoas aceitam “amigos” online, uma pesquisa conduzida pela Opinion Matters, envolveu o envio de 100 solicitações a estranhos selecionados ao acaso. E dentre o total, cerca de 13% aceitou o convite no Facebook e 92% no Twitter, sem qualquer checagem. 



Tal levantamento descobriu também que dois terços possuem idade entre 16 e 24 anos, o que representa uma porcentagem de 64% de jovens mais suscetíveis a fornecer dados sobre planos de viagem para feriados – informações as quais são compartilhadas também com esses novos “amigos” adicionados sem checagem alguma.


Além disso, foi descoberto que os homens são bem mais relaxados no que diz respeito a dar informações online: 13% dos usuários masculinos inclui no perfil o número do celular e 9% divulga seu endereço – contra apenas 7% das mulheres que adicionam o telefone móvel e 4%, o endereço da residência.


Keep Out

Mais uma vez, vemos que as mídias de redes sociais são de grande utilidade para compartilhamento de informações, e mais do que isso, a eficácia é comprovada concretamente – como se pode notar acima. Mas se não forem usadas com cautela, podem resultar em crimes perigosos, pois o número de pessoas estranhas que obtém detalhes sobre interesses pessoais, localização no dia-a-dia, movimentos dentro e fora de casa, planos íntimos, dados sobre familiares, cresce continuamente.

 

Fonte:

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/28082009/5/noticias-tecnologia-criminosos-usando-facebook-twitter.html 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s