HIPER…imagem

Publicado: 16/09/2009 em Uncategorized

Bolor bars

Em primeira instância, num contexto que aborda o conceito de hiperimagem devemos definir o que se entende por SENSÍVEL:

– algo que nos atinge antes mesmo de ser compreendido;

– aquilo que nos chama atenção para algo que vem adiante.

 Light

Quer dizer então que depois de vivenciar uma experiência sensível, é impossível não refletir sobre ela e sobre o que vem em seguida.


Sendo assim, a teoria de Charles Peirce se torna essencial para entendermos os aspectos sensíveis, pois o universo da fenomenologia segundo tal teórico, é composto por três categorias. A primeira delas, conhecida como primeiridade, resume um instante temporal em que a parte sensível ainda não sofreu qualquer influência da memória: as associações, o pensamento, a potencialidade e todo o resto do consciente são colocados em segundo plano, ao mesmo tempo que o original e o espontâneo contemplam idéias de novidade, de vida e de liberdade.


Em outras palavras, a primeiridade se refere a todo aspecto de qualidade não especificada que podemos vivenciar num primeiro momento.

Flash


Logo, as duas outras etapas conhecidas como secundidade e terceiridade nada mais são do que a reflexão envolvida nesse processo e a representação que faremos sobre ela, respectivamente.


Mas colocando em evidência as circunstâncias que envolvem a primeiridade, será que estas estão presentes em certos conceitos teóricos?

Colour pencils

A expressividade verbal é a única capaz de representar uma análise reflexiva, como diz a ciência?

fire flame

Nos questionamos dessa maneira, porque a estrutura de tais teorias não permitem o leitor descrever detalhadamente algum sentimento próprio sem ter que utilizar sua memória para buscar algo semelhante já vivenciado no passado.


Entretanto, outra maneira de expressar o sensível além do código verbal impresso, é partir do pressuposto de Friedrich Schiller, em que as artes do belo e do sublime exercitam a faculdade do ‘sentir’ de modo com que a razão e a sensibilidade têm valores para a educação do homem como características primeiras.Cat


Dessa maneira, o aspecto estético e sensível começa a aparecer como estimulador da apreensão de um conhecimento científico. E se prestarmos atenção, Peirce e Schiller se relacionam neste momento, pois sabemos que inicialmente o caráter de primeiridade se dá pelos aspectos sensíveis da estética e em seqüência, a secundidade e a terceiridade ocorrem pela descrição verbal de um conceito teórico qualquer. Assim, estamos aptos a entender o uso da imagem como um meio aplicável na hipermídia.


As imagens, como representações que evidenciam o lado sensível, são imagens-montagem possuidoras de fundamentos teóricos em sua criação. Isso é, não são apenas ilustrativas ou artísticas, mas sim dominadoras de valores que formam o conhecimento, pois devem “explicar” a descrição teórica a fim de expor os aspectos de primeiridade.

Tv Remot


Sabemos que é a hipermídia a linguagem que oferece recursos adicionais para potencialidade do lado sensível das imagens. A manipulação, adição de programação, animação, áudio e texto são artifícios que fazem surgir o conceito de hiperimagem. Esta hiperimagem ganha novas funções, pode aparecer em diferentes meios e por isso se entende como um leque de possibilidades, ou seja, não é apenas uma simples imagem ilustrativa, pois de acordo com sua construção hipermidiática, torna-se capaz de formular questões e até mesmo indicar o caminho para a definição de um conceito científico.


Em suma, a hiperimagem acima de tudo, representa uma contribuição mútua entre diferentes matrizes de linguagem e também uma busca híbrida de sentidos receptores. Sua intenção principal é atuar no campo da primeiridade, mas torna-se inevitável as diversas interpretações realizadas por diferentes receptores.

Reflections



Por isso devemos ter muito cuidado e atenção quando se trata de hiperimagem. Todavia, sua complementaridade torna-se útil para a construção de diferentes conceitos teóricos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s