Não há mais quem não seja atingido pela tecnologia

Publicado: 27/08/2009 em Uncategorized

internetComo já dizia Marshall McLuhan, em seu texto Os meios de Comunicação como extensão do homem, o meio é a mensagem.

 

A tecnologia encontra-se hoje num contexto sem limite, e a cada instante cria ambientes específicos diferentes. Com isso, acaba por transformar as relações sociais do dia-a-dia de modo que o lado sensorial, junto à percepção do homem, torna-se cada vez mais flexível.

 

Se os canais de comunicação pela internet vem mudando a forma de relacionamento entre consumidores e empresas, quer dizer então que a mensagem a ser transmitida é dada pela alteração constante de padrão. Um exemplo disso é o que afirma Marili Ribeiro, em sua matéria Marketing tenta se adaptar à era das redes sociais, publicado no site do Jornal O Estado de São Paulo (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090810/not_imp416182,0.php), cujo foco do marketing está no avanço das redes sociais, pois é exatamente isso que possibilita o contato direto entre as empresas e seus potenciais consumidores.

 

tecnologia e internet

Segundo McLuhan, são as extensões do homem que formam o meio ambiente no qual ele se move, se projeta e se forma, sendo que o mesmo conteúdo transmitido através de meios diferentes, terá efeitos sociais também diferentes. No caso citado acima, vemos que as redes sociais na internet estão na moda: Orkut, Facebook, Twitter reúnem e conectam milhões de pessoas em todo o mundo. E por esse motivo, grandes empresas tornam-se os principais interessados no assunto, já que essa nova forma de relacionamento pessoal reduziram a função da intermediação no processo com seus clientes. Empresas norte-americanas, por exemplo, apresentaram um alto aproveitamento das redes sociais nos seus negócios, em que o índice de anunciantes que usaram os canais de mídia social em 2008 foi de 66%.

 

orkutAssim, profissionais de marketing não são mais os responsáveis por determinar as tendências de comportamento dos consumidores, e concretizam aquilo que muitos estudiosos da área de comunicação já falavam há tempos: “Quem controla a emissão e o canal, controla o efeito da mensagem no receptor”. Ou seja, os modelos tradicionais de ações de marketing estão perdendo espaço e terão de aprender a conviver com um consumidor ativo e interativo – sem esquecer é claro, que os canais tradicionais não são mais os caminhos para soluções, e sim o foco e a preocupação com a ramificação de consumidores que querem atingir.

 

facebookA Sony Ericsson por exemplo, ao apostar em ações na mídia social, reformulou toda a comunicação de um dos modelos de seus aparelhos celulares, pois obtiveram resultado não com a apresentação de recursos da câmera fotográfica do aparelho (o que haviam feito sem muitos proventos), e sim com lançamento da possibilidade de troca de informações na rede, já que passaram a divulgar a disponibilidade do aplicativo do Facebook.


 

internet bankingEncontramo-nos num momento de revolução, em que ação e reação acontecem ao mesmo tempo e as coisas tornam-se simultâneas com a velocidade permanente de informações e tecnologia. A explosão das mídias sociais resultou num ambiente sem barreiras para a comunicação e não existe mais ponte entre o online e o offline, entre unidade e multiplicidade, entre as marcas e os clientes. Qual será a próxima etapa dessa evolução constante pela qual a tecnologia vem caminhando?

tecnologia no mundo

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comentários
  1. soalgoritmo disse:

    Acredito que deve melhor a segurança da internet com as compras,em cartão tornando 100% segura.

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